You are currently viewing Acamosc mobiliza Câmaras associadas para encaminhar moção aos Governos Estadual e Federal com pedido de auxílio aos agricultores afetados pela estiagem
Acamosc possui 28 Câmaras Municipais associadas

Acamosc mobiliza Câmaras associadas para encaminhar moção aos Governos Estadual e Federal com pedido de auxílio aos agricultores afetados pela estiagem

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc) mobiliza as 28 casas legislativas da região, que são associadas a entidade, para realizarem uma moção de apelo que será encaminhada à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina; Governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr e ao Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Ricardo de Gouvêa. No documento é feito o pedido para que o Governo Federal e Estadual auxiliem os agricultores afetados pela estiagem que atinge, principalmente, as regiões do Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste catarinense. A sugestão para a realização da moção foi feita pela Câmara de Vereadores de Quilombo, por meio do presidente Andre Vendruscolo. 

Segundo a moção, a estiagem causa fortes impactos e prejuízos diários aos agricultores da região. Além disso, a população tem enfrentado problemas de abastecimento para o consumo humano e animal devido a escassez de água. A falta de chuva reduziu drasticamente as reservas de água nas propriedades rurais.

De acordo com o documento, que é encaminhado às Câmaras de Vereadores para aprovação, “ esta estiagem está trazendo prejuízos incalculáveis às famílias do campo, tendo dificuldades financeiras em função dos altos custos de produção, a falta de chuva compromete de forma considerável a produção de grãos e crescimento das pastagens, ao ponto de já existirem propriedades com dificuldade de disponibilidade de alimento para o seu plantel”.

Diante deste cenário vivenciado no campo, o documento pede que as autoridades competentes auxiliem os agricultores com medidas que visem minimizar os danos causados pela estiagem. Bem como, que criem políticas públicas de auxílio emergencial aos agricultores, que sofrem os efeitos da estiagem na região.