Membros das 28 Câmaras Municipais que integram a Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc), irão conhecer as ferramentas tecnológicas ofertadas gratuitamente pelo Interlegis, que visa integrar e modernizar o Legislativo brasileiro. O encontro, que será por videoconferência, acontece na quarta-feira (18), às 15h.
O secretário-executivo da Acamosc, Eloi de Oliveira Siarpinsk, e o coordenador-geral do Interlegis, Luis Fernando Machado serão os moderadores. As ferramentas que serão apresentadas às Câmaras Municiapais são: Portal Modelo, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), e-Democracia e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R).
O presidente da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc), Rafael Knakiewicz destacou que a parceria com o Interlegis – programa administrado pelo Senado Federal – é importante para o aprimoramento tecnológico dos portais das Câmaras.
“No momento que vivemos – em que as Câmaras de Vereadores precisam realizar cortes de gastos – é importante poder contar com as ferramentas que serão apresentadas pelo Interlegis e que são gratuítas às Câmaras. Entendemos que o encontro será uma oportunidade importante de atualização e capacitação, que auxiliará no aperfeiçoamento das equipes de trabalho e consequentemente na melhoria da transparência e comunicação feita através dos portais. Para nós da Acamosc é de grande relevância promover, por meio de parcerias importantes como essa com o Interlegis, qualificações técnica aos membros do Poder Legislativo, pois nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o Poder Legislativo Municipal e auxiliar vereadores e servidores no bom exercício de suas funções”, destacou o presidente.
A abertura do encontro será feita pelo diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, que considera que o trabalho do Interlegis com as casas legislativas promove melhorias no atendimento à população.
“As ferramentas que disponibilizamos, sem custo para as casas legislativas, são inovadoras, econômicas, eficientes e sustentáveis. Ao disseminar conhecimento e transferir tecnologia aos parlamentos, o Interlegis oferece condições para que desempenhem, com eficiência e transparência, as atividades administrativas e legislativas, e facilitem o acesso dos cidadãos ao trabalho realizado”, afirmou.
*Com informações do Interlegis