Vereadoras da região participaram na quinta e sexta-feira (4 e 5) do Congresso de Liderança Política Feminina, em Florianópolis. O evento foi realizado pela Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. O objetivo do evento foi promover o debate e a reflexão sobre temas afetos à participação das mulheres na política e na tomada de decisão na gestão pública, visando à difusão de práticas que objetivam a igualdade de oportunidades de gênero e a formação de líderes em Santa Catarina”.
Durante os dois dias de programação do congresso as vereadores participaram de palestras que abordaram temáticas como: epresentatividade das Mulheres na Política; Fundos Públicos e o Financiamento de Campanhas; As Mulheres nos Partidos Políticos; Liderança Sustentável; Políticas Públicas para as Mulheres; Gestoras Públicas: Compartilhando Experiências de Liderança; e o Desenvolvimento de Liderança no Setor Público.
No evento também aconteceu o lançamento da Edição da Resenha Eleitoral “Liderança e Participação Política das Mulheres” e da Exposição “Mulheres nas Artes”, homenagem as Mulheres, além de oficinas.
Moção de apoio
No Encontro foi aprovado uma moção de apoio e apoio à tramitação da proposta de emenda à Constituição Federal para que seja assegurada a paridade das vagas entre homens e mulheres nas eleições proporcionais para a Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, câmara de vereadores e câmara distrital.
Segundo informações da Agência de notícias da Alesc, o documento será encaminhado para os presidentes da Câmara dos Deputados, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Senado Federal, Alesc e Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). O documento foi elaborado pela deputada Luciane Carminatti. A vereadorade de Chapecó Marcilei Vignatti fez a leitura da moção.