A Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc) mobiliza as 28 casas legislativas da região que associadas a entidade para realizarem uma moção de apelo, que será encaminhada ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. No documento é feito o pedido para que os leitos de UTI Covid-19 do Hospital Regional do Oeste sejam credenciados. Na última segunda-feira (19), o HRO informou que os leitos de UTI Covid foram descredenciados pelo Ministério da Saúde. Também que os pacientes que estavam internados ficaram desassistidos dos recursos do SUS.
A Acamosc é formada por 28 Câmaras Municipais da região Oeste catarinense e para esses municípios, em que estão localizadas as associadas, o HRO possui uma importância muito grande.
Segundo o documento, que é encaminhado às Câmaras de Vereadores para aprovação, “é de fundamental importância que o Hospital Regional do Oeste, que atende pacientes da grande região Oeste catarinense, possa voltar a atender pacientes que se encontram em estado grave por conta da COVID-19. Com o descredenciamento dos leitos, os pacientes precisarão ser encaminhados para outras regiões, causando muitos transtornos para os pacientes, juntamente com o Poder Público”.
A moção de apelo é assinada pelo presidente da Acamosc, Rafael Knakiwicz – vereador de Nova Erechim.